quinta-feira, 6 de março de 2014

Topicalização...

Boa tarde, pessoal!

Bom, vou retomar um tema que já havia mencionado em algum artigo anterior.



Esta propaganda do governo federal apresenta, conforme foi dito antes, duplo sentido:

a) “Crack, é possível vencê-lo” ou “Crack, é possível vencer ele”, ou seja, como se “Crack” fosse um complemento do verbo vencer, daí poderíamos reescrever esse termo como “É possível vencer o Crack”;

b) “Crack, é possível vencer” (na vida, sem usar a droga etc.), ou seja, o verbo “vencer” seria intransitivo e o que fosse colocado após ele seria adjunto adverbial.

Existe uma situação no Brasil que foge à regra de que a sintaxe correta do português é “Sujeito-Predicado”, chamada “Topicalização” ou “Estrutura Tópico-comentário”.

Consiste em destacar uma palavra, separando-a ou não com vírgula à esquerda, e construindo-se a oração com predicado. Observe:

1) O relógio, o ponteiro quebrou;
2) O Brasil, ele saiu da crise;
3) O rato, o gato comeu;
4) O carro furou o pneu.

Vejam que todas as orações acima foram construídas em forma de tópicos (“o assunto principal”) e o que aparece depois é chamado de comentário. Há possibilidade de se realizar essa construção com outros termos da oração, como, por exemplo, adjuntos adverbiais (Faço esse trajeto constantemente. / Constantemente, faço esse trajeto).

No trecho “Crack, é possível vencer”, a primeira palavra está em forma de tópico e o que aparece depois é, pois, o comentário. Dessa forma, numa primeira leitura, não percebemos essa ambiguidade, porém, refletindo-se sobre essa particularidade, é possível perceber essa característica. Com isso, podemos afirmar que há, pelo menos, duas formas de se construir esse tipo de oração no Português Brasileiro.

Agora, observem esta outra propaganda:



Nessa divertida e criativa propaganda, ao final, diz-se a seguinte oração:

A CADA UM MINUTO, QUATRO COISAS VENDEM

Bom, a princípio, essa frase não apresenta problema, pois o sentido expresso por ela está claro e o objetivo comunicativo foi alcançado. Porém, ao utilizarmos a teoria anteriormente citada sobre “Topicalização”, observamos características que são parecidas, ou seja, um tópico inicial separado por vírgula e um comentário depois.

No entanto, percebemos que a topicalização acontece, geralmente, quando se desloca o sujeito, ou seja, essa oração deveria estar topicalizada assim: “Quatro coisas, vendem a cada um minuto”, ou “Quatro coisas, a cada minuto vendem”. Verificamos, então, que na oração usada na propaganda, o que está topicalizado é o adjunto adverbial de tempo (a cada um minuto).

Poderíamos, assim, reescrever esse termo de duas formas diferentes, utilizando-nos da chamada “Voz Passiva”, ou seja:

a) A cada um minuto, quatro coisas são vendidas (formando voz passiva analítica), ou;

b) A cada um minuto, vendem-se quatro coisas (formando voz passiva sintética).

Daí vocês se perguntam e me perguntam: por que isso não foi feito? Primeiramente, porque se trata de linguagem publicitária, que exige uma rapidez e uma objetividade típicas desse tipo de gênero. Em segundo lugar, porque, sonoramente, não ficaria tão interessante cantar essa oração da forma como fiz anteriormente. Experimente fazer isso... De fato, não soaria da mesma forma.

Enfim, nossa conclusão é a de que a linguagem é como nossa roupa: utilizamo-la de formas diferentes, dependendo do objetivo a ser alcançado, ou do contexto no qual nos encontramos. 

O Português Brasileiro, não é difícil aprender!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

100 Mitos da Linguagem. In.: Revista Língua Portuguesa. Ano 9. Número 100 São Paulo: Editora Segmento, fev 2014, p. 32.

PERINI, M. Gramática Descritiva do Português. 4. ed. 11.  impr. São Paulo: Editora Ática, 2007. 



11 comentários:

  1. ''Enfim, nossa conclusão é a de que a linguagem é como nossa roupa: utilizamo-la de formas diferentes, dependendo do objetivo a ser alcançado, ou do contexto no qual nos encontramos.

    O Português Brasileiro, não é difícil aprender!'' Bom trabalho, parabéns.

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  2. Quero meu cd do Washington Brasileiro conforme prometido!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Professor tem uma coisinha errada na parte em que o senhor diz: "Nesse divertida e criativa propaganda, ao final, diz-se a seguinte oração:" Não seria nessa?

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  5. Ótimo post, professor! Parabéns, gostei do modo como você escreve e o assunto também é bem interessante. Valeu!

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  6. Esse post foi bastante esclarecedor a respeito da topicalização! Parabéns!

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  7. Bom dia! Seu post me ajudou muito! Gostaria de saber se você tem algum texto que contenha bastante topicalizações, ou um conjunto de textos com isso... preciso fazer um plano de aula com esse tema para o estágio.

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  8. Gostei né ajudou muito a entender o assunto em questão.

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