Boa tarde, pessoal!
Bom, vou retomar um
tema que já havia mencionado em algum artigo anterior.
Esta propaganda do
governo federal apresenta, conforme foi dito antes, duplo sentido:
a) “Crack, é possível
vencê-lo” ou “Crack, é possível vencer ele”, ou seja, como se “Crack” fosse um
complemento do verbo vencer, daí poderíamos reescrever esse termo como “É
possível vencer o Crack”;
b) “Crack, é possível
vencer” (na vida, sem usar a droga etc.), ou seja, o verbo “vencer” seria intransitivo
e o que fosse colocado após ele seria adjunto adverbial.
Existe uma situação no
Brasil que foge à regra de que a sintaxe correta do português é “Sujeito-Predicado”,
chamada “Topicalização” ou “Estrutura Tópico-comentário”.
Consiste em destacar
uma palavra, separando-a ou não com vírgula à esquerda, e construindo-se a
oração com predicado. Observe:
1) O relógio, o
ponteiro quebrou;
2) O Brasil, ele saiu
da crise;
3) O rato, o gato
comeu;
4) O carro furou o
pneu.
Vejam que todas as
orações acima foram construídas em forma de tópicos (“o assunto principal”) e o
que aparece depois é chamado de comentário. Há possibilidade de se realizar
essa construção com outros termos da oração, como, por exemplo, adjuntos
adverbiais (Faço esse trajeto constantemente. / Constantemente, faço esse
trajeto).
No trecho “Crack, é
possível vencer”, a primeira palavra está em forma de tópico e o que aparece
depois é, pois, o comentário. Dessa forma, numa primeira leitura, não
percebemos essa ambiguidade, porém, refletindo-se sobre essa particularidade, é
possível perceber essa característica. Com isso, podemos afirmar que há, pelo
menos, duas formas de se construir esse tipo de oração no Português Brasileiro.
Agora, observem esta
outra propaganda:
Nessa divertida e
criativa propaganda, ao final, diz-se a seguinte oração:
A CADA UM MINUTO,
QUATRO COISAS VENDEM
Bom, a princípio, essa
frase não apresenta problema, pois o sentido expresso por ela está claro e o
objetivo comunicativo foi alcançado. Porém, ao utilizarmos a teoria
anteriormente citada sobre “Topicalização”, observamos características que são
parecidas, ou seja, um tópico inicial separado por vírgula e um comentário
depois.
No entanto, percebemos
que a topicalização acontece, geralmente, quando se desloca o sujeito, ou seja,
essa oração deveria estar topicalizada assim: “Quatro coisas, vendem a cada um
minuto”, ou “Quatro coisas, a cada minuto vendem”. Verificamos, então, que na
oração usada na propaganda, o que está topicalizado é o adjunto adverbial de
tempo (a cada um minuto).
Poderíamos, assim,
reescrever esse termo de duas formas diferentes, utilizando-nos da chamada “Voz
Passiva”, ou seja:
a) A cada um minuto,
quatro coisas são vendidas (formando voz passiva analítica), ou;
b) A cada um minuto,
vendem-se quatro coisas (formando voz passiva sintética).
Daí vocês se perguntam
e me perguntam: por que isso não foi feito? Primeiramente, porque se trata de
linguagem publicitária, que exige uma rapidez e uma objetividade típicas desse
tipo de gênero. Em segundo lugar, porque, sonoramente, não ficaria tão
interessante cantar essa oração da forma como fiz anteriormente. Experimente
fazer isso... De fato, não soaria da mesma forma.
Enfim, nossa conclusão é
a de que a linguagem é como nossa roupa: utilizamo-la de formas diferentes,
dependendo do objetivo a ser alcançado, ou do contexto no qual nos encontramos.
O Português Brasileiro, não é difícil aprender!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
100 Mitos da Linguagem. In.: Revista Língua Portuguesa. Ano 9. Número 100 São Paulo: Editora Segmento, fev 2014, p. 32.
PERINI, M. Gramática Descritiva do Português. 4. ed. 11. impr. São Paulo: Editora Ática, 2007.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
100 Mitos da Linguagem. In.: Revista Língua Portuguesa. Ano 9. Número 100 São Paulo: Editora Segmento, fev 2014, p. 32.
PERINI, M. Gramática Descritiva do Português. 4. ed. 11. impr. São Paulo: Editora Ática, 2007.
''Enfim, nossa conclusão é a de que a linguagem é como nossa roupa: utilizamo-la de formas diferentes, dependendo do objetivo a ser alcançado, ou do contexto no qual nos encontramos.
ResponderExcluirO Português Brasileiro, não é difícil aprender!'' Bom trabalho, parabéns.
Quero meu cd do Washington Brasileiro conforme prometido!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor tem uma coisinha errada na parte em que o senhor diz: "Nesse divertida e criativa propaganda, ao final, diz-se a seguinte oração:" Não seria nessa?
ResponderExcluirÓtimo post, professor! Parabéns, gostei do modo como você escreve e o assunto também é bem interessante. Valeu!
ResponderExcluirEsse post foi bastante esclarecedor a respeito da topicalização! Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirBom dia! Seu post me ajudou muito! Gostaria de saber se você tem algum texto que contenha bastante topicalizações, ou um conjunto de textos com isso... preciso fazer um plano de aula com esse tema para o estágio.
ResponderExcluirGostei muito. Parabéns.
ResponderExcluirGostei né ajudou muito a entender o assunto em questão.
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